Fala galera do Canal Games4kids, Lendário chegando na área com mais um post aqui do nosso blog!! E hoje vamos falar um pouco da reentrada da grande ATARI ao mercado de games e que benefícios ou lições poderemos tirar desse ensejo da ATARI.
Para entendermos esse momento da chegada da ATARI, com o seu console ATARI VCS, ao estagnado e monopolizado mercado de consoles, precisaremos fazer uma breve análise do atual mercado e entendermos realmente o que está acontecendo com o cenário do mundo dos games.
Hoje nós vivemos em um mercado monopolizado entre Microsoft e Sony, entre X-BOX ONE e PLAYSTATION 4; essas duas grandes empresas ditam as normas e as regras para o atual mercado de consoles. Por outro lado, e podemos dizer até assim, seguindo por outra vertente nós encontramos a Nintendo que caminha sozinha com suas grandes franquias e o mercado Indie lado a lado.
As grandes softhouses, que por sua vez, detêm boa parte das franquias de games do mercado, também vivem um momento ímpar em meio a toda essa turbulência. Com a chegada de novas tecnologias ao mercado de Hardwares e o apelo do público por gráficos cada vez mais exuberantes, essa grande tendência, tem causado no mercado um chamado efeito cascata, que infelizmente no futuro, poderá trazer consequências duras para as próprias softhouses.
Como consequência dessas disfunções citadas acima, temos um prazo cada vez maior para o lançamento de novos games, e principalmente o custo com as produções que vem crescendo absurdamente para as grandes softhouses. Com essas chamadas Super Produções, vivemos um período em que fica difícil até para as softhouses arriscarem em criar novas ips. Infelizmente estamos vivendo um período de mais do mesmo.
E o quê está acontecendo com a grande revolução da Realidade Virtual? Parece que os altos preços dos óculos de Realidade Virtual e a falta de grandes lançamentos tem empacado o crescimento dessa promissora industria.
Bom, feito uma breve análise do atual mercado, a pergunta que fica é a seguinte: A ATARI VAI DAR UM UP AO ESTACIONADO MERCADO DE GAMES? A ATARI TEM CONDIÇÕES DE MOVIMENTAR ESSE MERCADO ESTACIONADO?
Essas perguntas trazem grandes incógnitas a qualquer um que se atreva a analisar o atual mercado e a própria ATARI, pois a empresa está fora do mercado de Hardware há mais de 20 anos. Olhando para esses fatores o que podemos esperar da ATARI em sua volta ao mercado de consoles?
Fica claro e evidente, que a ATARI não pretende disputar o mercado de Consoles com a Microsoft e a Sony, e muito menos com a Nintendo. A empresa tem como meta em sua volta, conquistar um chamado nicho específico dos colecionadores e saudosista de sua marca, e claro, se for possível abocanhar uma parte do mercado de games indies e ainda por cima relançar alguns games famosos da ATARI com essas novas tecnologias.
Em busca por novidades no mercado de games a reentrada da ATARI pode simbolizar uma reviravolta em toda a estrutura monopolizada de Microsoft e Sony. É incrível pensar que a grande vilã do conhecido CRASH DOS GAMES em 1983, possa ser o ponto de partida para uma reestruturação no atual mercado.
Eu digo reestruturação, pois através dessa iniciativa da ATARI, poderemos ter uma outra vertente se abrindo para o já saturado, público consumidor, que busca por novidades nesse mercado, literalmente estacionado.
A depender do que a ATARI conseguir com o seu ATARI VCS, outras empresas podem se ver estimuladas a também tentar a sorte em meio a esse turbulento mercado.
É por essa questão aqui colocada acima, que eu torço para que a reentrada da ATARI no mercado de consoles venha a ser vitoriosa.
Já pensou em uma SEGA, SAMSUNG ou outra grande empresa do ramo de tecnologia entrando nessa disputa por espaço nesse mercado saturado?
Mas a pergunta que dá título a esse post ainda continua sem resposta:
"A ATARI VAI DAR UM UP AO ESTACIONADO MERCADO DE GAMES? "
Essa resposta só poderemos responder com precisão daqui a alguns anos, mas literalmente, espero e torço pelo grande sucesso ao retorno da ATARI ao mercado de consoles.