sábado, 3 de março de 2018

STREET FIGHTER THE MOVIE: Uma analise na visão de uma criança dos anos 90


Você que é gamer de verdade com certeza já viu esse filme do Street Fighter 2. Lançado em 1995 aproveitando o grande sucesso que o game fazia aquela época. Hoje em dia o filme é ridicularizado de todas as formas, pois passa longe do que Street Fighter simbolizava para aquela geração gamer dos anos 90! Seja pelas péssimas atuações de seu elenco, incluindo aí grandes estrelas como Jean Claude Van Dame no papel do General Guile ou na interpretação de Raul Julia no papel do grande vilão M. Bison. Inclusive vale ressaltar aqui que logo após as filmagens de Street Fighter A Batalha Final Raul Julia veio a falecer antes da estréia do filme nos cinemas. À partir disso surgiu um grande ditado popular que circulou por muitos anos no mundo dos games e porque não dizer até os dias de hoje que diz que o ator porto-riquenho morreu por causa do grande desgosto que teve ao interpretar pessimamente o General M. Bison.




Raul Julia já estava doente antes mesmo das filmagens de Street Fighter e somente aceitou o papel de M. Bison, pois seus filhos eram fãs da franquia de jogos de luta da Capcom.
Mas somente Raul Julia estava doente!! Sendo assim, então por que todos os atores que participaram das filmagens pareciam estar sofrendo do mesmo mal de Raul Julia?
Essa é uma pergunta que atravessa gerações e até hoje faltam respostas dignas de uma franquia do naipe de Street Fighter.
Mas vamos imaginar agora um garoto da geração 16 bits que havia crescido jogando Street Fighter 2 nos Arcades, no Super Nintendo e até mesmo no Mega Drive e recebe a notícia de que um filme de Street Fighter estaria sendo produzido! E vamos ser mais nostálgico ele recebe a notícia através de uma das revistas de games da época como a Ação Games.



Ao fechar os olhos e tentar imaginar essa cena podemos ver um garoto com seus olhos fitos na revista, um olhar de quem está totalmente admirado com aquela notícia, e um sorriso de quem não perde por esperar para ir ao cinema e ver aquele que talvez fosse a maior satisfação de sua vida, ou quem sabe esperar a chegada da fita VHS as locadoras para poder alugar e colocar no seu vídeo cassete da sala de estar!

Com certeza ao vermos esse filme nos dias de hoje veremos o quão ruim é Street Fighter A Batalha Final. Mas quando nos colocamos na pele de qualquer gamer daquela geração dos anos 90 podemos notar a grande satisfação que seria sentar na frente da televisão e poder ver seus heróis tão queridos do mundo dos games em um grande filme da época!! Eu posso falar isso pois vivenciei esse fato. O garoto que eu narro aqui olhando para essa revista em estado de êxtase pode ser colocado na primeira pessoa do singular como "EU".
Recordo-me de ir a locadora o mais rápido que eu pude para poder alugar esse filme pela primeira vez, e ao chegar lá o filme já havia sido locado para a minha grande decepção. Mas também me recordo de no outro dia ir a locadora bem cedinho e ficar praticamente lá o dia todo esperando o retorno da fita VHS, e ao mesmo tempo torcendo, para que quem a tivesse alugado a devolvesse naquele dia, pois a pessoa poderia resolver não devolver e pagar a multa de mais um dia locado... seria isso uma grande decepção para mim!!

O maior presente que eu poderia receber aquela altura do campeonato seria o aluguel daquela fita VHS!! E tenho certeza que da mesma forma que eu estava havia muitos outros garotos gamers que também estavam vivendo aquele momento de grande ansiedade e porque não dizer até grandes marmanjos também.



Lembro-me de chegar em casa pela primeira vez com aquele presente na mão e ao colocar aquela fita VHS no Vídeo Cassete eu e meus irmãos pularmos literalmente de alegria ao vermos Ken, Ryu, Guile, Chun-Li, Sagat, Bison e todos os personagens simplesmente desfilando na nossa televisão. Por mais que o filme fosse ruim, e isso eu não nego, realmente o filme é ruim e ponto... mas não posso esquecer os momentos de pura alegria, felicidade e êxtase que aquele filme proporcionou a mim e a todos os meus irmãos, e tenho a certeza que muitos outros garotos gamers também viveram essa grande experiência nos anos 90.
Falar que o filme é ruim hoje para mim é fato, sim o filme é ruim, mas nunca poderei esquecer e ainda cheio de nostalgia falo dos momentos que esse filme me proporcionou nos anos 90... Simplesmente Shoryuken!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário